Ipatinga   •   

Notícias

TÓXICA É A USIMINAS

18/12/2023

A DIREÇAO DA USINA BUSCA MAIS UMA FORMA DE PERSEGUIÇÃO CONTRA OS TRABALHADORES AO TENTAR NOS OBRIGAR A FAZER TESTE DE BAFOMETRO

No dia 15 de dezembro a direção da Usiminas anunciou mais um ataque, dessa vez quer humilhar os trabalhadores na portaria da usina com a realização de um teste irregular de testagem de álcool. O Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga e o Sindicato dos Metalúrgicos da Baixada Santista já disse que não concordam com mais essa medida que ataca os trabalhadores.

A Usiminas não está nem ai com a segurança dos trabalhadores o que quer é usar o teste do bafômetro para inventar motivo falso de demissão: é um absurdo o que a empresa quer fazer, pois além de tentar obrigar os trabalhadores a fazer um teste que cada um tem o direito de recusar, ela quer usar isso para dar falta, advertência, suspensão e até demitir por justa causa.

A Usiminas fez isso na mesma semana que foi denunciada por descumprir o acordo que fez com o Ministério Público de Minas Gerais sobre os poluentes que espalha na cidade de Ipatinga que tem causado problemas respiratórios em muita gente, além disso, as péssimas condições de trabalho dentro da usina seguem provocando mais acidentes e mortes e o que a Usiminas faz sobre isso? NADA.

A intenção da Usiminas em fazer o teste de bafômetro é humilhar e perseguir os trabalhadores: a empresa pretende com esse mecanismo irregular impor penalidades aos trabalhadores, como a proibição de entrada na usina do funcionário que se recusar a fazer o teste e o mesmo terá falta não justificada, advertências, suspensão e até a demissão por justa causa.

Com a imposição da testagem a empresa tenta invadir a vida pessoal de cada trabalhador que será proibido de beber socialmente em seus dias de folga: todo mundo sabe que a ingestão de álcool no dia anterior a um teste de bafômetro poderá ser vista num teste mesmo que esse registro não signifique falta de capacidade para o trabalho.

O absurdo é tão grande que supera até as regras definidas pela legislação que define o limite de tolerância de álcool presente no sangue em 0,04%%, mas pela regra irregular e absurda da empresa o limite de tolerância é de 0,00% de álcool.

Os Sindicatos dos Metalúrgicos de Ipatinga e da Baixada Santista já enviaram documento para empresa exigindo o cancelamento dessa testagem absurda e se a Usiminas não recuar vamos fazer ação judicial e denúncia ao Ministério Público do Trabalho mostrando mais esse crime da empresa contra os trabalhadores.

O TRABALHADOR INFORMANDO, É DIFÍCIL DE SER ENGANADO!

VAMOS DIZER NÃO PARA O TESTE ILEGAL DE BAFOMETRO E MOSTRAR QUE QUEM PROVOCA OS ACIDENTES SÃO AS PESSIMAS CONDIÇÕES DE TRABALHO IMPOSTAS PELA USIMINAS.


•  Veja outras informações
SINDIPA - Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga e Região
Av. Fernando de Noronha, 90 - Bairro Areal - CEP: 35160-350 - Ipatinga / MG
Telefone (31) 3829 6630   /   E-mail: diretoria@sindipa.org.br