Lucas Mion, iniciou sua militância ainda jovem no movimento estudantil Outros Outubros Virão, formou-se em medicina e se tornou médico no serviço público no Paraná e depois no Rio Grande do Sul.
Somou-se a nossa Organização, a Intersindical- Instrumento de Luta e Organização da Classe Trabalhadora, participando ativamente de nossas ações no Rio Grande fazia parte atualmente da diretoria do SIMCA, Sindicato dos Municiparios de Cachoeirinha/RS.
Lucas esteve junto conosco na Plenária Nacional da Intersindical realizada ao final de novembro participando ativamente dos debates e também tocando e cantando junto a nós.
Além de seu ofício como trabalhador na área da saúde também compartilhou momentos de cantoria e celebração das nossas lutas.
Lucas estava com a família quando ontem a noite passou mal e foi vítima de um infarto fulminante, falecendo aos 36 anos.
Mion seguirá presente em cada um em nossa luta por uma sociedade sem opressão e exploração, uma sociedade socialista.

É com profunda tristeza e pesar que comunicamos o falecimento súbito e precoce de nosso imprescindível camarada Lucas Mion, ocorrido na madrugada de hoje, em Cascavel, no Paraná, onde se encontrava com sua família. A notícia de sua partida nos atinge de forma dura e inesperada, deixando uma enorme saudade entre camaradas, amigas/os e familiares.
Lucas Mion foi um militante incansável, que dedicou sua vida à luta coletiva e à construção de organizações da classe trabalhadora. Militou na Luta Socialista, na Intersindical e no Outros Outubros Virão. Atuou de forma decisiva em várias oposições, sindicatos e territórios, com destaque para sua militância em Curitiba e região metropolitana (Araucária e São José dos Pinhas) e no Rio Grande do Sul, incluindo a atuação no Sindicato dos trabalhadores municipais de Cachoeirinha-RS. Seu compromisso com a teoria revolucionária e a organização das/os trabalhadoras/es para a transformação social marcou profundamente todas/os que caminharam ao seu lado, ombro a ombro.
Radicalmente generoso e solidário, médico de formação, Lucas jamais se afastou da luta. Exercia a profissão numa perspectiva crítica e antimanicomial, com profundo compromisso com a humanização do cuidado, valorizando o contato humano com usuárias/os e colegas. Lutava com firmeza contra todas as desigualdades e injustiças sociais produzidas pelo capitalismo. Além disso, era um maestro da música e da educação popular, utilizando a arte como ferramenta de mobilização, afeto e encontro, aprofundando a sensibilidade e lembrando sempre o porque cantamos.
O sepultamento será realizado ainda hoje, em Cascavel. Manifestamos nossa solidariedade à família, amigas/os e camaradas de luta. Sua trajetória, exemplo e memória seguirão vivos em nossas organizações e em cada batalha travada por uma sociedade mais justa. Lucas Mion, presente! Luta Socialista Intersindical 28 de dezembro de 2025.
