Ipatinga   •   

Notícias

Assembleia dos trabalhadores na Sankyu decide pela aprovação do acordo sobre o turno

25/02/2015

Na assembleia realizada ontem, dia 24/02, os trabalhadores de turno da Sankyu aprovaram o Acordo de Turno que mantém as tabelas vigentes, segundo os horários praticados pela USIMINAS, e estabelece o adicional de turno de 5% (para os trabalhadores na escala de 3 turno e quatro letras) e o pagamento ou a compensação de 100% quando a escala cair no feriado.               
A mobilização do Sindicato junto com os trabalhadores conseguiu impedir que a Sankyu embutisse as cláusulas do turno no Acordo Coletivo sem aprovação dos trabalhadores.
Conseguimos garantir a retirada de cláusulas prejudiciais que permitiam inclusive que a empresa implementasse o turno fixo a qualquer momento.
O Sindicato agora é dos trabalhadores, não tem mais Acordo com cláusulas que não foram votadas pelos trabalhadores e que prejudicam os metalúrgicos. Foi com essa prática que a antiga diretoria retirou vários direitos dos trabalhadores.
O que mais se fala na área entre os trabalhadores na Sankyu é que esse ano o bicho vai pegar para empresa, na campanha salarial. Não adianta a chefia vir com conversinha fiada de que se as propostas rebaixadas forem aprovadas vamos receber no início do ano.  
A Sankyu está devendo desde dezembro o pagamento do reajuste salarial. Na audiência realizada na Justiça do Trabalho, ela não conseguiu impor sua proposta de turno e assinou ata dizendo que pagaria o que deve até o dia 05/03. Ela tem que pagar o reajuste salarial e o retroativo desde novembro, ou seja, ela tem que pagar a diferença nos salários de novembro, dezembro, 13° salário, janeiro e o pagamento de fevereiro.

 


•  Veja outras informações
SINDIPA - Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga e Região
Av. Fernando de Noronha, 90 - Bairro Areal - CEP: 35160-350 - Ipatinga / MG
Telefone (31) 3829 6630   /   E-mail: diretoria@sindipa.org.br