Ipatinga   •   

Notícias

Nota de repudio ao jornal Diário do Aço

10/12/2014

O jornal Diário do Aço pulicou na sua edição de hoje, dia 10/12/2014, uma matéria intitulada “Campanha Salarial sem definição”, com postura parcial, favorável a empresa e contrária aos interesses dos trabalhadores metalúrgicos de Ipatinga.

Primeiramente, a reportagem é uma cópia do boletim da USIMINAS que foi panfletado por ela no dia de ontem. Assim, o jornal cumpriu o papel do setor de comunicação da Usiminas para o Vale do Aço.

Um segundo ponto, é que a matéria não expressa a opinião do Sindicato em relação ao andamento da Campanha Salarial. O Jornal chegou, inclusive, a entrevistar o presidente da entidade, mas não publicou suas declarações. Ademais, a Assessoria de Imprensa do SINDIPA já se manifestou diversas vezes sobre o assunto, no site da entidade, facebook e informativos enviados à imprensa local e nunca foi dado repercussão pelo mesmo jornal.

Terceiro, que o jornal não se prestou ao mínimo com seu dever ético de confirmar as informações ditadas pela Usiminas, como por exemplo, de que o Sindicato não apresentou  contraproposta, acabando por veicular informações mentirosas. Neste ponto, esclarecemos que apresentamos proposta para a empresa, há mais de 3 meses, por meio de uma pauta de reivindicação, construída com todos os trabalhadores, que contém mais de 40 intens.

Quarto, que o jornal deu um grande espaço ao que a USIMINAS acha da sua própria proposta e não concedeu o mesmo espaço para o Sindicato. Neste sentido, perguntamos:

Por que o jornal não colocou a opinião do Sindicato?

Porque o jornal não coloca que a proposta da USIMINAS retira direitos dos trabalhadores, já que não repõe devidamente as perdas acumuladas com a inflação no período, o reajuste do INPC integramente na data base que é 1º de novembro?

Por que o jornal não coloca que o descontentamento dos trabalhadores dentro da área da usina é crescente?

Porque o jornal colocou na matéria uma “previsão” (especulação) de queda na venda do aço, mas não falou de dado real, como o lucro líquido acumulado de 326 milhões em 2014, segundo os próprios relatórios econômicos da empresa?

Porque, na semana passada, o jornal, diferente de todos os outros jornais da região, não publicou a passeata dos trabalhadores e do SINDIPA até a Portaria 3 da empresa, protestando contra o descaso do andamento da campanha salarial, apesar de terem sido devidamente comunicado do ato do Sindicato?

O Sindicato comunica este jornal de todas as suas ações, mas porque nossas posições nunca são ao menos citadas?

Será que esse jornal realmente tem o compromisso de informar?

Ou será que só atende aos interesses dos patrões contra os trabalhadores?

Essa matéria é uma afronta a ética e a responsabilidade jornalística de compromisso com a verdade.

O SINDIPA repudia as matérias feitas pelo jornal Diário do Aço referentes a Campanha Salarial dos Metalúrgicos 2014/2015 e reafirma que as mesmas foram publicadas conforme interesse da Usiminas e não refletem o real cenário das negociações. 

 


•  Veja outras informações
SINDIPA - Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga e Região
Av. Fernando de Noronha, 90 - Bairro Areal - CEP: 35160-350 - Ipatinga / MG
Telefone (31) 3829 6630   /   E-mail: diretoria@sindipa.org.br