Ipatinga   •   

Notícias

O que é o amianto ou asbesto?

01/08/2014

O amianto ou asbesto é uma fibra mineral natural sedosa conhecida desde os primórdios da civilização, devido as suas propriedades de ser incorruptível, indestrutível, incombustível e a facilidade de ser transformada em tecido.

Devido a essas propriedades físico-químicas, a sua abundância na natureza e, principalmente, ao baixo custo, o amianto tem sido largamente utilizado na indústria.

No início do século XX, estudos científicos demonstraram que o amianto pode causar doenças graves, progressivas e incuráveis nos trabalhadores e até na comunidade exposta de forma eventual e indireta a fibra.

Entre as doenças relacionadas ao amianto estão a asbestose (doença crônica pulmonar na qual os sintomas só podem ser aliviados e não curados), cânceres de pulmão e do trato gastrointestinal e o mesotelioma, tumor maligno raro. As doenças provocadas pelo amianto podem levar de 45-50 anos para se manifestar.

Segundo a Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto (ABREA), devido à enorme pressão exercida pelas empresas que utilizam e se beneficiam do amianto. “as estatísticas de doenças do amianto praticamente não existem: é o chamado silêncio epidemiológico”. Ainda segundo a ABREA, como as doenças ocasionadas pelo amianto podem levar ate 50 anos para se manifestar e o “boom” da utilização do mineral no Brasil foi nos anos 70, “estamos apenas começando a conhecer ‘nossos’ doentes pelo amianto, que se multiplicarão nos próximos anos”. 


•  Veja outras informações
SINDIPA - Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga e Região
Av. Fernando de Noronha, 90 - Bairro Areal - CEP: 35160-350 - Ipatinga / MG
Telefone (31) 3829 6630   /   E-mail: diretoria@sindipa.org.br