Ipatinga   •   

Notícias

O que pretende a USIMINAS com a suspensão temporária de várias áreas em Cubatão ?

03/11/2015

Na manhã do dia 29 de outubro, a Usiminas anunciou a suspensão temporária das atividades dos altos fornos, coquerias, sinterizações, aciarias e todas as atividades ligadas a esses equipamentos em sua planta de Cubatão. 
A Usiminas faz o mesmo que outras grandes empresas com único objetivo de manter e ampliar seus lucros. Querem colocar milhares de trabalhadores no olho da rua, para depois contratar com salários menores e assim aumentar o seu lucro sacrificando os empregos, os salários e os direitos. 
A Usiminas já colocou no olho da rua centenas de trabalhadores nos últimos anos, basta olhar ao lado em cada área, somos cada vez menos, tendo que trabalhar muito mais.
A produção que a Usiminas pretende paralisar temporariamente na planta de Cubatão será remanejada para cá e isso sem novas contratações, ou seja, vamos trabalhar muito mais do que estamos trabalhando hoje. Mais uma prova de que a Usiminas quer garantir seu lucro atacando o emprego e sugando até a última gota de sangue de quem ficar.
O próprio comunicado da direção da Usiminas afirma sua intenção: ela não está desativando a planta em Cubatão, que vai continuar com as laminações, seu objetivo é suspender temporariamente essas atividades para aumentar seus lucros.

A empresa tentou o mesmo ataque aos trabalhadores, no primeiro semestre desse ano, quando abafou os altos fornos afirmando que a medida era necessária devido a diminuição da demanda de aço, mas logo na sequência iniciou a reforma do alto forno aqui de Ipatinga.

Estamos em constante contato com os companheiros de Cubatão que já anunciaram que vão fazer uma intensa mobilização para tentar impedir esse ataque!

Fique atento ao site e aos informativos do Sindicato para novas informações sobre a luta dos companheiros. 


PARA ENFRENTAR MAIS ESSE ATAQUE A LUTA É EM CUBATÃO E TAMBÉM AQUI EM IPATINGA. VAMOS TODOS JUNTOS LUTAR CONTRA O ATAQUE AOS NOSSOS EMPREGOS, SALÁRIOS E DIREITOS.

 


•  Veja outras informações
SINDIPA - Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga e Região
Av. Fernando de Noronha, 90 - Bairro Areal - CEP: 35160-350 - Ipatinga / MG
Telefone (31) 3829 6630   /   E-mail: diretoria@sindipa.org.br