Ipatinga   •   

Notícias

USIMINAS obriga engenheiros a se filiarem no SENGE para reduzir salários

20/08/2015

A USIMINAS está obrigando os engenheiros na sua planta em Ipatinga a se  desfiliarem do SINDIPA e se filiarem ao SENGE, Sindicato dos Engenheiros de Minas Gerais, para tentar forçar a redução salarial dos mesmos.
No dia 14/08, o SENGE montou uma assembleia na sede da FIEMG em Ipatinga, ou seja, na casa dos patrões, e junto com toda a chefia  enfiou goela abaixo a   redução de 14% a 16% no salário dos engenheiros.  
Recebemos várias denúncias de engenheiros que foram duramente pressionados e obrigados a se  desfiliar do SINDIPA e participar dessa “assembleia”. 
Em Cubatão, a USIMINAS usou a mesma tática e o Sindicato dos Engenheiros,  além de aceitar a redução salarial, também aceitou 5% de “reajuste”, ou  seja, índice abaixo da inflação que já estava em quase 10%, o que significa mais uma forma de redução salarial indireta. O Sindicato dos Metalúrgicos de Cubatão rejeitou a reposição abaixo da inflação e segue na luta da Campanha Salarial.
Também recebemos denuncias de que a USIMINAS vai tentar aplicar a redução salarial à trabalhadores que são formados em Engenharia, mas não são classificados como engenheiros. ATENÇÃO: a Usiminas não pode fazer isso, isso é ilegal, se você está nessa situação entre em contato imediatamente para mapearmos em que setores isso está ocorrendo e entrarmos com uma ação coletiva em nome do Sindicato, na qual o nome de nenhum trabalhador é exposto.  
Vamos entrar com uma denúncia também no Ministério Público contra mais esse assédio e pressão. 

 


•  Veja outras informações
SINDIPA - Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga e Região
Av. Fernando de Noronha, 90 - Bairro Areal - CEP: 35160-350 - Ipatinga / MG
Telefone (31) 3829 6630   /   E-mail: diretoria@sindipa.org.br