Ipatinga   •   

Notícias

Quem deve decidir sobre os índices e valores da PLR são os trabalhadores em assembleias convocadas pelo Sindicato

08/04/2015

PLR SEM PARTICIPAÇÃO DOS TRABALHADORES É ENGANAÇÃO

Na semana que vem, a USIMINAS fará a eleição da Comissão da PLR para o triênio 2015/2017. Essa eleição é mais uma farsa da USIMINAS para impor o programa de PLR que ela quer, com as metas altas e um valor baixo. 
Como já denunciamos desde a última PLR, essa comissão não tem autonomia e é usada pela USIMINAS que impõe seus valores e metas. 
A lei da PLR define que ela seja negociada ou através de uma comissão, como é feito hoje, ou através de discussão com o Sindicato e participação direta dos trabalhadores. Ou seja, nesse último caso, os próprios trabalhadores decidem sobre os valores da PLR em assembleias convocadas pelo Sindicato.
Com o Sindicato participando desde o início da discussão sobre a PLR e a participação dos trabalhadores ai sim conseguiremos combater as metas impostas pela direção da usina, ao invés de uma comissão que não tem poder para modificar o programa de PLR já montado e imposto pela USIMINAS. 
Do jeito como a negociação da PLR é feita hoje, através de uma comissão mesmo que seja eleita, a discussão fica nas mãos da Usiminas que impõe suas metas e ao final não paga o que deve aos trabalhadores como aconteceu esse ano. 
Em outros lugares onde as negociações são feitas diretamente com os Sindicatos de luta e os trabalhadores, a PLR não só tem valores maiores como não são completamente atrelados as metas. 
Na Amsted Maxion, em São Paulo, por exemplo, a firmeza do Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas  que organizou a luta garantiu uma PLR de R$ 13.000,00 para todos os trabalhadores, sendo que 70% desse valor não está atrelado a meta nenhuma. 
O Sindicato já está tomando as medidas jurídicas necessárias denunciando a forma como a USIMINAS tem feito a negociação da PLR. 

Não vamos cair na ilusão que a comissão vai resolver, só vamos avançar no valor e combater as metas, com a participação dos trabalhadores.

 


•  Veja outras informações
SINDIPA - Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga e Região
Av. Fernando de Noronha, 90 - Bairro Areal - CEP: 35160-350 - Ipatinga / MG
Telefone (31) 3829 6630   /   E-mail: diretoria@sindipa.org.br